CORONEL JOSÉ PEREIRA DE AGUIAR DA FAZENDA TAMBORIL

CORONEL JOSÉ PEREIRA DE AGUIAR

CORONEL JOSÉ PEREIRA DE AGUIAR

Coronel da Guarda Nacional, o Sr. José Pereira de Aguiar era filho do primeiro matrimônio de Joaquim Pereira da Silva com Severina Perpétua de Sá (Severina Pereira de Aguiar). Foi casado com Jacinta Océria Pereira da Silva (que faleceu com 50 anos em 03/03/1904) filha de Josefa Pereira da Silva e Joaquim Nunes da Silva. Vocação admirável de líder, de condutor da família Pereira na Vila de Belmonte, era um homem respeitado e considerado, inclusive por seus adversários políticos da família Carvalho. Foi ainda um grande fazendeiro, proprietário da fazenda Tamboril no município, onde faleceu em 21/03/1907 aos 72 anos de idade.

 Como homem público, chegou a ocupar os cargos de Juiz de Paz, Juiz Municipal, Delegado, Intendente, Presidente do Conselho Municipal e Prefeito no período de 1895 a 1898.

Filhos do casal José Pereira de Aguiar e Jacinta: 1-Josefa Océria Pereira da Silva (esposa de Antônio Conrado de Sá), 2-Severina Pereira de Aguiar (esposa de Antônio Pereira de Siqueira), 3-Maria Pereira de Aguiar (Casada a primeira vez com Manoel Pereira Gama e a segunda com Manoel Zacarias), 4-Raimundo Pereira de Aguiar (soleiro), 5-João Batista Pereira de Aguiar (soleiro), 6-Antônia Pereira de Aguiar (casada com Joaquim Pereira de Lacerda), 7-Francisca Pereira de Aguiar (casada com Manoel Conrado de Lorena e Sá), 8-Salustiano Pereira de Aguiar (casado a primeira vez com Francisca Pereira de Siqueira e a segunda com Sancha Gomes de Sá), 9-Constância Pereira de Aguiar (casada com José Pereira de Siqueira), 10-Simplício Pereira de Aguiar (casado com Josefa Pereira da Silva), 11-Ceciliana Pereira de Aguiar (solteira).

O Coronel José Pereira de Aguiar, nome de uma das principais artérias da cidade de Belmonte, era irmão do Coronel Manoel Pereira Lins, da fazenda Carnaúba, avô do atual prefeito de São José do Belmonte Eugênio Marcelo Pereira Lins.

Por Valdir José Nogueira

   

Você pode gostar...