DESCENDÊNCIA DOS PEREIRAS DO PAJEÚ

13620710_1793522334215545_4342397981877314414_n

Nota à família enviada por Sérgio Elias Wanderley:


aspas

Quero deixar aqui registrado que, por conta de uma pesquisa e de seu empenho, o primo Joaquim Pereira da Silva, tem fortes indícios de descendermos de Manoel Pereira, de Pereiro-CE. Por conta disso fiz uma pesquisa a qual foi publicada neste site sobre as cidades Pereiro e Russas, no Ceará. Contudo, isso fica a cargo de Joaquim.

Mas, veja bem, todas as pesquisas diz que:

1- José Pereira da Silva,Tronco dos Pereiras da lendária Ribeira do Pajeú, no Sertão de Pernambuco. Diz-se em Serra Talhada que José Pereira chegara àquela região no século XVIII, egresso das Sesmarias do Alto Jaguaribe, nos Inhamuns, Estado do Ceará. Foi proprietário da Fazenda Carnaúba.

2- E que seu irmão Antônio Pereira de Souza, Chegou na região da Ribeira do Pajeú, no Sertão de Pernambuco, ao mesmo tempo que seu irmão, onde tomou posse de terras na divisa de PE/BA, dando o nome de Fazenda Gavião, originando assim um sobrenome em seus descendentes que ficaram conhecidos por Pereira Gavião.

3- Em recente pesquisa minha, descobrí João Pereira de Vasconcelos, procedente da região de Inhamuns, município de Tauá-CE, chegou com sua mãe Maria Pereira dos Santos, viúva, na região Lagoinha, Serra Talhada.

Certa vez conversando com o parente Olímpio Pereira de França, o mesmo me diz que veio três irmãos Pereira do Ceará para o Pajeú pernambucano. Então, por dedução e peço que fique aqui registrado para mais tarde ver se temos êxito, acredito que esse terceiro irmão possa ser João Pereira de Vasconcelos.

Fonte: Genealogia Pernambucana

   

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *