JOÃO PEREIRA DE VASCONCELOS

Lembro-me que na genealogia pernambucana tinha Manoel Pereira de Vasconcelos (Né do Mirador) como filho de Antônio Pereira da Silva (filho de José Pereira da Silva e Jacinta Océlia de Santo Antônio) como também ví em duas publicações (livros) falarem a mesma coisa, mas tive a felicidade de conhecer o primo Luís Pereira Nunes (Luís de Ourinho), bisneto de Manoel Pereira de Vasconcelos e me afirmou que  seu bisavô nunca foi filho de Antônio Pereira da Silva e sim de João Pereira de Vasconcelos, como também outra bisneta dele, Carmélia Ignácio de Melo, afirma em seu livro.

JOÃO PEREIRA DE VASCONCELOS

Pois bem, Luís de Ourinho me narra o seguinte, João Pereira de Vasconcelos,  Procedente da região de Inhamuns, município de Tauá-CE, chegou com seu irmão Veríssimo Pereira de Vasconcelos  (Morto pelos fanáticos do Reino Encantado da Pedra Bonita, constatado por o primo Joaquim Pereira da Silva no arquivo público de Flores-PE) e sua mãe Maria Pereira dos Santos, viúva, fixando-se na Fazenda Lagoinha, Serra Talhada. Ela fixou-se na fazenda Siliveira, em Serra Talhada-PE.

Seu pai,  José Antônio da Penha, iniciou o inventário de seu sogro no ano de 1834, na cidade de Flores, vindo a falecer no decorrer e sendo substituído por seu cunhado Izidoro Pereira de Lima, onde foi notificada sua irmã, a viúva Maria Pereira dos Santos no dia 07/07/1838, na fazenda Siliveira, sobre o citado inventário.

Seu avô materno Francisco Pereira de Vasconcelos, segundo pesquisa realizada por Joaquim Pereira da Silva, no Arquivo Público de Recife, o seu inventário está no Arquivo Público da Justiça da cidade de Flores-PE, caixa 978. As datas de nascimento dos filhos foram calculadas com base nos dados desse inventário. Casado com Thereza Maria de Jesus.

Houve muitos casamentos de seus descendentes com os Pereira de Souza, Pereira da Silva, Nunes Wanderley.

Por Sérgio Elias Wanderley

Fonte: Luís Pereira Nunes (Luís de Ourinho), Família Ignácio de Oliveira Medeiros Cabral e Outros, Genealogia Pernambucana. Por conta de minhas conversas com o primo Luís de Ourinho, através do nome da mãe de João Pereira de Vasconcelos, o primo Joaquim deu prosseguimento as pesquisas no arquivo público do Recife, chegando até os avós de João.

   

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *