JOSÉ SEBASTIÃO PEREIRA DA SILVA

JOSÉ SEBASTIÃO PEREIRA DA SILVA

JOSÉ SEBASTIÃO PEREIRA DA SILVA

1º PREFEITO DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE: JOSÉ SEBASTIÃO PEREIRA DA SILVA – Do partido Conservador e Capitão da Guarda Nacional, o Sr. José Sebastião Pereira da Silva, era filho do primeiro matrimônio do major Sebastião Pereira da Silva (do Baixio) com dona Januária Pereira, irmã do Barão do Pajeú. Casou-se este senhor com Antônia Pereira da Silva, filha do primeiro casamento de dona Generosa Pereira (proprietária da fazenda Olho d’Água) com José Pereira da Silva (filho do Comandante Superior Manoel Pereira da Silva). José Sebastião Pereira da Silva era proprietário das fazendas Cachoeira e Feijão, e por esse motivo era conhecido como “Cazuzinha da Cachoeira”. Este senhor era irmão do Dr. Arcôncio Pereira da Silva, juiz de Direito e Promotor na Comarca de Vila Bela.

Homem respeitável e íntegro, por seus relevantes serviços prestados à humanidade e ao Estado, na Província de Pernambuco, como Delegado do Termo de Vila Bela, foi condecorado com o título de Cavaleiro da Ordem de Cristo, pela Princesa Imperial Regente D. Izabel, em 24 de janeiro de 1872 e encabeçou a luta de emancipação política de Belmonte do município de Serra Talhada, o que aconteceu no dia 02 de outubro de 1890. Ocupou ainda na Vila de Belmonte os cargos de Presidente Intendente, de 1º Prefeito, Delegado, Juiz de Paz e Suplente de Juiz Municipal.

No dia 25 de dezembro de 1892, pelas nove horas da manhã, no exercício de prefeito, vem a falecer o Sr. Cazuzinha da Cachoeira, que é substituído no cargo pelo Subprefeito Antônio Cassiano Pereira da Silva.

 

Produzido originalmente por José Valdir Nogueira.

Sou neto Deja Pereira e de Maria Pereira Nunes; esta do Exu Velho em Pernambuco e aquele de Brejo do Santo no Ceará. Sou bisneto de Joaquim Baião e descendente do Barão do Pajeú. Nasci e moro em Serra Talhada.

   

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *