ORIGEM DO SOBRENOME VALÕES

Na foto o Major Aureliano Pereira Valões, primeiro varão com o sobrenome “Valões”, ao seu lado sentada sua primeira esposa Dária Perpétua da Silva, e a outra, sua segunda esposa Maria José Pereira da Silva.
ALEXANDRE PEREIRA DA SILVA — filho do tronco dos Pereiras na Ribeira do Pajeú Pernambuco, O Capitão José Pereira da Silva (Zezinho) e Jacinta Océlia de Santo Antônio, ou Jacinta Rodrigues — foi morto pelos fanáticos do Reino Encantado da Pedra Bonita, em Vila Bela. Ele recebia uma publicação católica, edição especializada para as novenas de maio, que falava sobre a vida do beato francês Félix de Valois. Muito comovido com a história, ele falou para esposa e prima legítima Joana Mariano de Sá “Vou adotar este sobrenome para os nossos filhos”, surgindo assim, em 1829, seu segundo filho que recebeu o nome de Constância Pereira Valões; o terceiro foi Aureliano Pereira Valões, que nasceu em 1832.
AURELIANO PEREIRA VALÕES, foi o primeiro varão com o sobrenome “VALÕES”. Foi Major da Guarda Nacional, nasceu em 1832, falecendo em 1891. Primeiro casamento com Dária Perpétua da Silva e o segundo casamento com sua cunhada Maria José Pereira da Silva, prima legítima, filhas de Joaquim Nunes da Silva e Josefa Pereira da Silva.
Filhos com uma filha de uma moradora
1º Filho: Caetano de Souza Valões – Nascimento: 1855
2ª Filha: Aureliana de Souza Valões – Nascimento: 1857
3º Filho: Pedro de Souza Valões – Nascimento: 1859
Filhos com Dária Perpétua da Silva
4º Filho: Alexandre Pereira de Valões,
- Dele descendem os Valões de Alagoas, nascido na Fazenda Serrotinho, em Belmonte. Faleceu em 14/03/1930 com 73 anos de idade, em Belmonte.
- Notas: Ao falecer, deixou dois filhos que foram reconhecidos.
- Primeiro casamento com Francisca Pereira da Silva, filha de Joaquim Pereira da Silva Tintão e Maria José Pereira da Silva.
- Segundo casamento com Ana Maria dos Santos (Mãe Donana), filha de Francisco Pereira da Silva e Joaquina Maria dos Santos. Ela viúva foi para Alagoas em meados de 1932, após a grande seca da época. Faleceu em 1955 na cidade de Palmeira dos Índios-AL e sepultada no cemitério municipal local.
5º Filho: José Pereira de Valões,
- Nascido na Fazenda Serrotinho, em Belmonte, faleceu com 51 anos em 1909, Rio Branco, Arco Verde.
- Viúvo de Ana Pereira da Silva (a mesma faleceu no parto juntamente com a criança recém nascida), casou-se com Maria Emília Valões, filha de Manoel Pereira da Silva (Manoel da Passagem do Meio) e Úrsula Alves de Barros.
6º Filho: Cornélio Pereira de Valões,
- Nasceu em 1860 na Fazenda Serrotinho, Belmonte.
- Casado com Jacinta Pereira Tintão (Sintô), filha de Joaquim Pereira da Silva Tintão e Maria José Pereira da Silva.
7º Filho: Antônio Batista Pereira da Silva (Batista Valões),
- Dele descendem os Valões de Conceição-PB.
- Nasceu em 1861, na Fazenda Serrotinho, Belmonte.
- Casado com Josefa Pereira da Silva, sua prima legítima, filha de Joaquim Pereira da Silva Tintão e Maria José Pereira da Silva.
Filhos com Maria José Pereira da Silva
8ª Filha: Constância Pereira da Silva,
- Casada com seu primo de segundo grau Manoel Pereira da Silva (Manoel da Passagem do Meio), segundo casamento dele. Pais dos famosos Né Dadu ou Né Pereira e Sinhô Pereira.
9º Filho: Genésio Pereira Valões, casado com Maria Martiniana de Andrade.
10ª Filha: Gertrudes Pereira da Silva
11º Filho: Fenelon Pereira da Silva
12º Filho: Joaquim Pereira da Silva
Matéria por Sérgio Elias Wanderley
Fontes:
Genealogia da Família Pereira da Ribeira do Pajeú – Juarez pereira Valões
Genealogia Pernambucana