PEREIRO-CE E RUSSAS-CE

PEREIRO, CEARÁ

Pereiro é um município brasileiro do estado do Ceará.

Por muito tempo o povoado conservou o nome de Pereira, derivado de Manoel Pereira, seu fundador, só mais tarde se chamou Pereiro, por correção ou pela abundância dessa árvore em cima da terra.

História

As terras da serra do Camará e as fronteiras com o Rio Grande do Norte eram habitadas por diversas etnias tapuias, entres elas os Paicacu, Icó, Icozinho, Janduí e Quixelô. E nessas terras travou-se diversas batalhas da Guerra dos Bárbaros.

Diz a tradição que Manuel Pereira, natural de e morador em São Bernardo de Russas, depois da grande seca de 1777, viera com a família estabelecer-se na serra e construíra um nicho no lugar em que se assenta hoje a cidade.

Já em 1777, o fazendeiro Manuel Pereira edificou a primitiva capela, tendo como padroeiros Santos Cosmes e Damião. Desse assentamento e capela, nasceria o arraial que recebeu o nome de Santos Cosme e Damião.

RUSSAS, CEARÁ

Russas é uma das únicas cidades do sertão brasileiro que originou-se de fortificação militar. Localiza-se dentro do então território dos índios Potiguara, Paiacu, Tapairiu, Panati, Ico, Ariu. A região começou a ser colonizada por portuguese e seus descendentes oriundos da Bahia e Pernambuco em meados de 1690.

No século XVII os índios da região fizeram grande resistência à invasão dos portugueses e suas iniciativas econômicas. Era a chamada Guerra dos Bárbaros. Diante deste cenário é construído em 1701, a primeira fortificação militar no sertão cearense, o Forte Real de São Francisco Xavier da Ribeira do Jaguaribe.

 
Fonte: Wikipédia

Por Sérgio Elias Wanderley

   

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 17/10/2016

    […] Por conta disso fiz uma pesquisa a qual foi publicada neste site sobre Pereiro e sobre Russas, no Ceará (leia clicando aqui). […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *